Como os pais devem ajudar na lição de casa?

A Universidade do Texas (EUA) fez um estudo sobre a participação dos pais na educação acadêmica dos filhos. Foram cerca de 30 anos de pesquisa, com vários tipos de relações entre pais e filhos, desde a ajuda com a lição de casa e até em trabalhos voluntários na escola. E o que se percebeu, por incrível que pareça, é que algumas “ajudas” prejudicaram o desempenho das crianças. Keith Robinson, autora da pesquisa, disse que esse prejuízo acontece porque os pais, quase sempre, se esquecem ou não entendem bem o que os filhos estão aprendendo e acabam por confundir a cabeça da criança e deu alguns conselhos para que isso não aconteça.

Como ele enxerga a lição de casa?

Se os pais enxergam a lição de casa como algo a ser terminado logo, ou simplesmente como uma obrigação, a criança tende a olhar da mesma maneira. Observe como seus filhos enxergam as tarefas, identifique se há dificuldades ou dúvidas e se ele está se esforçando para terminar. E então tente ajuda-lo nos pontos fortes, reforçando sempre que a lição de casa é importante para que ele compreenda o conteúdo aprendido.

Fique ajudando, mas não o tempo todo

Apoiar e ajudar na lição de casa pode dar mais segurança para a criança, mas o excesso pode se tornar uma pressão. Auxilie seu filho nas dúvidas, esteja disponível, mas não ao lado o tempo todo. Deixe ele livre para executar as tarefas e atento para qualquer dúvida.

Deixe seu filho fazer

Quando os pais assumem o papel dos filhos e fazem a lição por eles, gera uma situação cômoda onde a criança sempre vai pensar que os pais podem resolver as coisas por ela. E isso prejudica também a avaliação do professor sobre o desenvolvimento da criança.

Cuidado com as cobranças

O excesso de exigência pode causar trauma, frustração e ansiedade. Os pais devem respeitar o ritmo dos filhos e diferenciar bem o papel dos pais e dos professores.

Em casos de erro, não corrija

Quando a criança erra, o melhor que podemos fazer é leva-la a refletir sobre a resposta. Será que está certo? O que você acha? Se a criança não perceber o erro, não se preocupe, os professores a ajudarão na correção.